Quer saber como fazer a consulta da sua situação cadastral CPF? Saiba se o seu número do CPF está Regular perante a Receita Federal do Brasil.
Consulta CPF

Um dos documentos fundamentais na vida do brasileiro é o Cadastro de Pessoa Física, conhecido simplesmente como CPF. Esse documento dá a cada cidadão um número de onze dígitos, esse número é único e imutável fazendo do número CPF uma chave identificadora utilizada por várias empresas públicas e privadas para identificar a situação financeira dos contribuintes ou qualquer inscrito no CPF.

O número CPF é exigido em várias situações, principalmente as de cunho financeiro, como, por exemplo, abertura de conta em banco, aquisição de cartão de crédito, empréstimo ou financiamento. Nessas situações as empresas consultarão seu CPF e caso seu cadastro esteja irregular você não conseguirá finalizar nenhuma das transações.

Situação Cadastral CPF

Antes de aprender a consultar e comprovar sua situação cadastral CPF é importante saber que a situação regular do seu número CPF não significa que você não está negativado, ou seja, que você não está em listas de restrição ao crédito.situacao-cadastral-cpf

A situação cadastral CPF, segundo a Receita Federal do Brasil, pode estar em cinco situações diferentes:

  • Regular.
  • Pendente de regularização.
  • Suspenso.
  • Cancelado.
  • Nulo.

Como já explicamos, a situação Regular é diferente da situação fiscal do consumidor, significa apenas que sua situação de inscrição no CPF junto a Receita Federal esta sem pendências de informações cadastrais, por exemplo.

Pendente de Regularização: Nesse caso o contribuinte pode não ter entregado a Declaração Anual de Isento ou a Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), ou outras situações que vão ser esclarecidas e consequentemente regularizadas assim que o contribuinte acionar a Receita Federal.

Suspenso: Quando seu Cadastro de Pessoa Física possui informações incompletas ou incorretas.

Cancelado: Em casos de falecimento do contribuinte ou de decisões judiciais ou administrativas.

Nulo: Quando o número CPF é inexistente ou foi constatado algum tipo de fraude no cadastro do contribuinte.

Para verificar em que situação cadastral seu CPF se encontra ou comprovar a situação regular do seu número CPF para algum órgão ou empresa, basta acessar o sítio eletrônico da Receita Federal que já disponibiliza um comprovante que informa sobre a regularidade do seu cadastro. Lembrando sempre que esse comprovante é apenas sobre sua situação cadastral nos temas citados acima, não fornece nem comprova nenhuma informação financeira ou fiscal do contribuinte.

Quer comprovar a situação cadastral do seu CPF?

Siga o passo a passo abaixo para emitir o comprovante de sua situação cadastral:

  1. Abra com o seu navegador web o site oficial da Receita Federal do Brasil.
  2. Acesse “SERVIÇOS PARA O CIDADÃO”.Cadastrar CPF
  3. Na nova janela entre em “CADASTROS”.cadastrp-cpf
  4. Role a página para baixo e acesse o link “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”.comprovante-de-situacao-cadastral-no-cpf
  5. Siga e clique em “Acesso direto ou com senha específica”.
  6. Agora preencha os campos: CPF e Data de Nascimento.e clique em “CONSULTAR”.
  7. Finalmente digite os caracteres de segurança e clique em “OK“.comprovante-situacao-cadastral-3
  8. Pronto, seu comprovante aparecerá na tela informando sua situação cadastral, sua data de inscrição, seu número CPF, seu nome completo, entre outras informações.
  9. Agora se precisar imprimir uma copia só basta imprimir o comprovante da sua situação cadastral e levar até a empresa solicitante.

Mas e se você fez a consulta do seu CPF é a Situação Cadastral não é Regular, o que fazer? Você precisa regularizar a sua situação cadastral o antes possivel, confira como clicando AQUI.