Quer saber como imprimir 2ª Via do CPF pela Internet? Desde junho de 2012 a Receita Federal do Brasil não emite mais o cartão de plástico azul que continha o número de Cadastro de Pessoa Física, o CPF.

O cartão não servia como documento de identificação pois não continha a foto do portador do cartão, sendo importante apenas para que o cidadão não esquecesse seu número de inscrição no cadastro da Receita Federal. Agora, o número do CPF é emitido através do site oficial da Receita Federal Brasileira e deve ser impresso pelo próprio cidadão.

Cartao CPF
Exemplo de CPF – Cadastro de Pessoas Físicas atual

Imprimir CPF é 100% GRATUITO

A impressão pode ser feita quantas vezes o cidadão quiser, sem acréscimo de qualquer custo, é isso mesmo o serviço é GRATUITO. É importante lembrar que, mesmo podendo gerar quantas impressões o cidadão quiser, o número de CPF segue inalterado. Ou seja, continua o mesmo, sempre. O número do CPF é imutável e intransferível.

Bom, se você perdeu seu cartão azul, ou a primeira impressão do seu CPF, é possível fazê-la novamente, como uma segunda via. Siga nosso tutorial!

Tutorial de como imprimir 2ª Via  do CPF pela Internet

Esse modo mais simples para imprimir 2ª Via do CPF é apenas para quem não declarou imposto de renda nos últimos dois anos. Se você fez a sua declaração confira como imprimir a sua 2ª Via do CPF mais abaixo.

  1. Com o seu navegador favorito, o cidadão deve acessar o site oficial da Receita Federal.Cadastrar CPF
  2. E então acessar o link Serviço Para o Cidadão.
  3. Na opção Cadastros clicar em  CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Física. Como Cadastrar CPF online
  4. Na nova página o cidadão deve acessar o link “Emitir Comprovante de Inscrição no CPF”.Como Cadastrar CPF pelo site da Rceita
  5. Em seguida, na nova página, acessar o link “Acesso direto”.Cadastrar CPF pela internet
  6. O próximo passo é o cidadão preencher corretamente seus dados nos campos em branco. Na ordem: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe e Título de Eleitor.2 via CPF
  7. Digitar os caracteres de segurança.
  8. Pronto, o CPF aparece na tela para nova impressão! Basta o cidadão clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de impressão.

* Importante: Caso o cadastrado seja menor de 16 anos e não possua título eleitoral, ele pode deixar esse campo em branco, caso contrário o número do título de eleitor é obrigatório!

Tutorial de como imprimir 2ª Via  do CPF pela Internet

Para quem declara Imposto de Renda (IRPF)

Quem faz a declaração de imposto de renda precisa fazer o acesso pelo portal e-CAC e ter em mãos o número de comprovante das suas duas últimas declarações.

  1. Basta seguir o primeiro tutorial até o passo 5, nessa etapa buscar o link “Internet (via Portal e-CAC com código de acesso)
  1. Gerar um código de acesso dentro do portal e-CAC.Tirar 2 via CPF
  1. Preencher os dados nos espaços em branco.
  1. Então, digitar os caracteres de segurança e pronto!

Para mais detalhes consulte : Como emitir 2 via CPF para contribuintes

Esse segundo modo, para os contribuintes que declaram IRPF, é um pouco mais trabalhoso mas tão simples e prático quanto a primeira opção.

Video aula de como imprimir 2ª Via do CPF

Dica útil

Uma boa dica é imprimir e plastificar seu número de inscrição CPF e guardá-lo em local seguro para ser consultado sempre que preciso. Mas vale lembrar que o contribuinte pode acessar e imprimir seu CPF quantas vezes quiser, sem custos adicionais! 😉