cpf-na-nota-1Muitas pessoas desconhecem as vantagens de colocar o seu CPF na Nota Fiscal, hoje vamos explicar porque é intersante muitas vezes colocar o CPF na nota!

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um importante documento do cidadão brasileiro criado e mantido pela Receita Federal do Brasil para reunir todas as informações dos contribuintes e assim melhorar a fiscalização de bens e também facilitar a Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física.

O seu uso já ultrapassou os fins tributários e hoje é exigido em diversos outros momentos da vida civil de quem reside no Brasil como abertura de contas em bancos, operações financeiras, locação de imóveis, solicitação de cartões de crédito, etc. Porém, esse documento ainda tem como grande foco o controle tributário. Por ser um documento que fornece um número único e imutável para cada cidadão pessoa física cadastrado ele serve como um grande banco de dados de cada contribuinte.

CPF na nota

cpf-na-nota-paulistaUm novo serviço que os estados brasileiros estão oferecendo para combater a sonegação fiscal e trazer benefícios para a União e para os cidadãos é o “CPF na nota”. O CPF na Nota é um incentivo do estado para que os consumidores incluam seu número de CPF na nota fiscal no momento da compra e em troca o estado oferece algumas vantagens.

No estado de São Paulo por exemplo você pode ter a restituição do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria) em dinheiro, descontos no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) ou usar seus créditos para participar de diversos sorteios. Atualmente onze estados além do Distrito Federal aderiram o CPF na Nota. Segundo o governo de São Paulo a “Nota Fiscal Paulista”, como é conhecido o serviço no estado, devolve até 30% do ICMS.

Como se cadastrar no “CPF na Nota”?

O cadastro na nota fiscal varia de estado para estado. Em São Paulo basta entrar no site da Nota Fiscal Paulista e efetuar um cadastro simples e rápido.cadastro-cpf-na-nota

Depois é só acompanhar tudo pelo site mesmo, lá efetuando login você tem acesso as suas notas e o quanto você pode ser restituídos por elas. O cálculo é feito semestralmente. 😉

Como utilizar as vantagens?

vantagens-cpf-na-notaTambém depende de cada estado, mas na maioria dos casos, a cada cem reais (R$ 100,00) em compras, você tem direito a um cupom para participar de sorteios, basta entrar no site oficial do CPF na Nota do seu estado (ex: Nota Fiscal Gaucha) e escolher usar seus créditos dessa forma.

Se optar pela restituição do ICMS você precisará adicionar uma conta-corrente que esteja no seu nome e no seu CPF, semestralmente você poderá solicitar a restituição também pelo site oficial do CPF na Nota do seu estado e em alguns dias o valor cairá na sua conta-corrente.

Vale lembrar sempre que cada estado tem sua regra. Portanto, vale conferir como funcionam as regras no seu estado e, em seguida, fazer o seu cadastro!

Incentivar que você coloque seu CPF na nota fiscal foi uma forma que a Receita Federal do Brasil encontrou para diminuir a sonegação fiscal e ter um maior controle tributário de consumidores e estabelecimentos.cpf-na-nota-2

Para o consumidor as vantagens como restituição de imposto e sorteios que oferecem até 1 milhão ao vencedor (Nota Fiscal Gaucha) justificam o uso do CPF na nota. Não perca mais tempo e tire seu CPF agora mesmo pela Internet, em menos de 5 minutos você faz o cadastro e só resta Imprimir CPF para sair aproveitando todas as vantagens que ele tem para lhe oferecer. Saiba como tirar CPF fazendo clique aqui.