Imprimir CPFSe você chegou até aqui se perguntando o que é o CPF, como se originou e para que serve? Saiba que a origem do CPF tinha como principal próposito reunir informações referentes as Pessoas Físicas que tinham a obrigação de  fazer a declaração de rendimentos e bens. Mas com o decorrer do tempo o documento tornou-se de suma importância no dia a dia de todos os brasileiros para qualquer coisa desde abrir uma conta em um banco até um cadastro em uma loja.cartao-cpf-receita

Qual é origem do CPF

Primeiramente, CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física, e é um registro criado pelo Governo Brasileiro nos anos 60 e mantido pela Receita Federal do Brasil. Sendo assim, possui validade em todo território nacional brasileiro.

Esse registro foi criado para que as pessoas físicas obtivessem um cadastro junto à Receita Federal Brasileira e assim facilitar o armazenamento de informações, a declaração do imposto de renda e a fiscalização de bens.

Como tirar CPF?

O CPF é um dos mais importantes documentos dos cidadãos brasileiros nativos, naturalizados ou até mesmo extrangeiros, sendo obrigatório em alguns momentos da vida cidadã.

Onde tirar CPF?

O Cadastro de Pessoa Física pode ser obtido a qualquer idade pela internet gratuitamete ou em entidades conveniadas da Receita Federal: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Consulados brasileiros no exterior e Correios, pagando uma taxa de até R$ 7,00.

O Cadastro de Pessoa Física é emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda e cada pessoa inscrita ganha um cartão com um número de 11 dígitos decimais – os oito primeiros dígitos são aleatoriamente designados, o antepenúltimo dígito esta relacionado à região fiscal e os dois últimos dígitos são os dígitos verificadores.

Esse número é imutável, ou seja, mesmo que a pessoa perca este cartão o número de cadastro continua o mesmo.

O número do CPF  jamais muda únicamente por uma decisão judicial ou administrativa.

O que e o CPF

Até o ano de 2011 o cartão era produzido em plástico rígido, na cor azul. Nele, estavam impressos o logomarca da Receita Federal do Brasil e da República Federativa Brasileira, mais as informações como o número de inscrição, o nome completo do cadastrado e sua data de nascimento.

De acordo com a legislação, hoje o número do seu CPF pode vir impresso na Carteira de Identidade, na Carteira Nacional Habilitação, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Carteira de identidade profissional. Basta você avisar no momento da confecção desses outros documentos que você deseja a inclusão do número do seu CPF.

Como já dito acima o pedido para a inscrição do CPF pode ser realizada pela Internet totalmente grátis usando o Receita Federal. Ademais disso, você pode imprimir o “Comprovante de Inscrição no CPF” pela Internet facilmente! Veja como imprimir CPF.

Para que serve o CPF?

Atualmente a função do Cadastro de Pessoa Física, ultrapassou a função apenas de controle para a fiscalização da Receita Federal e seus consequentes fins tributários e de imposto de renda e virou um dos principais documentos de identificação individual do cidadão brasileiro ou de inversores estrangeiros.

Empresas públicas e privadas fazem amplo uso do Cadastro de Pessoa Física como chave de identificação. Bancos e universidades também utilizam o CPF tanto para cadastro individual quanto para inclusão em listas de inadimplência.

O que levou a criação inclusive de órgãos de proteção ao crédito como como o Serasa, SPC, Banco Central que reúnem listas com o CPF de pessoas que não fazem seus pagamentos em dia então as empresas podem consultar estes órgãos antes de liberar crédito, fornecer cartões de créditos ou até mesmo alugar um apartamento ou liberar um seguro de carro. Uma busca com o número do seu Cadastro de Pessoa Física no site desses órgãos basta para a empresa ver em qual situação cadastral de pessoa física se encontra (Regular, Pendente de regularização, Suspensa, Cancelada e Nula). Saiba como emitir o seu Comprovante de Situação Cadastral no CPF.

O documento poderá ser cancelado pelas seguintes razões: Por ordem judicial ou administrativa, duplicidade ou falecimento do contribuinte.

Imprimir CPFO uso do cartão CPF na vida do brasileiro é amplo e vai desde inscrições em concursos e provas, compra e venda de imóveis até cadastros em lojas, tudo porque sua combinação de onze dígitos é única para cada pessoa fazendo do Cadastro de Pessoa Física um documento de identificação individual com validade em todo território nacional que pode ser obtido por qualquer cidadão brasileiro ou extrangeiro de forma simples através inclusive da Internet ou embaixada do Brasil no exterior.

Se perdeu o seu cartão, não fique preocupado você poderá tirar uma segunda via de seu documento online e imprimir CPF totalmente de graça confira como em nosso site.