Se você chegou até aquí procurando mais informação para regularizar CPF, hoje vamos ensinar a resolver esse problema. Vamos lá?
O que fazer nos casos em que você está tentando abrir uma conta-corrente ou poupança em um banco ou tentando um financiamento e recebe a notícia que a situação cadastral do seu cartão CPF encontra-se irregular? Não se preocupe tudo isso tem uma solução. 😉
Segundo a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda do Brasil, existem cinco situações cadastrais nas quais o seu número de inscrição no CPF podem se encontrar, são elas:
- Regular.
- Pedente de regularização.
- Suspenso.
- Cancelado.
- Nulo.
Bom, o primeiro passo para regularizar cpf é você mesmo acessar o site da Receita Federal e descobrir em qual das quatro situações de irregularidade seu CPF se encontra. Pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo? Saiba como consultar a sua situação Cadastral clicando AQUI. O processo de consulta do seu CPF é muito rápido e totalmente gratuito.
Até 2007 a Declaração Anual e Isento (DAI) era obrigatória e acabava sendo a principal causa de irregularidade na situação cadastral do CPF dos cidadãos isentos na declaração de imposto, já que estes, muitas vezes, esqueciam de declarar-se isento. Hoje em dia essa obrigatoriedade foi suspensa. Mas os contribuintes que entregam a DIRPF (Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física) precisam estar com as mesmas em dia pois senão acabam ficando com o CPF pendente de regularização, ou irregular.
É muito importante sempre ter o seu CPF em situação Regular!
Como regularizar CPF
Caso você esteja com uma situação irregular em seu CPF, não precisa entrar em desespero, voltar a regularizar sua inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), é muito simples.
♦ O primeiro passo é verificar se foram entregues todas as suas últimas declarações de imposto de renda, você consegue verificar isto no próprio site da Receita Federal na seção “Pesquisa de situação Fiscal”, através do seguinte link aqui.
♦ Em casos de situação cadastral suspensa significa que você tem informações incompletas ou erradas no seu cadastro CPF, nesse caso você deve se dirigir a uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil mais próxima de sua casa com o RG, CPF, titulo de eleitor e realizar um pedido de regularização. Você receberá um código de atendimento e poderá acompanhar o andamento do pedido em casa pela internet pelo site da Receita Federal. O valor do serviço é R$ 7,00. Ou diretamente fazer o pedido de regularização CPF pela Internet GRATUITO clicando no botão:
Em ambos os casos, CPF suspenso ou CPF pendente de regularização, você pode realizar sua regularização cadastral pela internet no site da Receita Federal, o serviço nesse caso é gratuito.
- Abra seu navegador padrão e acesse o sítio eletrônico da Receita Federal do Brasil.
- Role a tela e acesse “CPF”.
- Em seguida selecione a opção “REGULARIZAR CADASTRO CPF”.
- Na proxima tela clique em “Acesso Direto“.
- Complete todos os campos: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Naturalidade, Título de eleitor, etc. E finalmente clique em Enviar.
Nota: Quem não possui título eleitoral pode deixar este campo em branco.
♦ Outra opção também é ir direto na Receita Federal com seus documentos originais e desta forma agilizar o processo de correção dos seus dados cadastrais junto à receita. O pedido de regularização também pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios com um custo de R$ 7,00.
Se você esta no exterior a regularização do CPF suspenso também pode ser feita ligando para o número de telefone +55 11 3003 0146
Ficar com a situação cadastral do CPF irregular acarreta em vários inconvenientes, como impossibilidade de participar de concurso público, receber sua aposentadoria, assinar financiamento habitacional, obter empréstimos e até mesmo receber prêmio da loteria!
Não deixe para outra hora regularizar CPF talvez você precise dele!