2 via CPFPerdeu o seu CPF e quer saber como fazer para tirar uma segunda via do Comprovante de Inscrição no CPF? Fique tranquil@ emitir uma 2 via CPF é muito fácil, um documento simples que você pode imprimir desde a sua casa!

O Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF, é um dos documentos mais importantes do cidadão brasileiro nativo ou estrangeiro, sendo necessário em vários momentos da vida civil de quem reside no Brasil. É necessária a inscrição no CPF para abrir conta em bancos, para fazer operações financeiras, para obter cartões de créditos de bancos e de lojas, para alugar imóveis e até mesmo se inscrever em provas de concurso público.

Não é obrigatório o porte do Cartão CPF que contém o seu número de inscrição mas é imprescindível memorizar o seu número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física para utilizá-lo quando necessário. Você pode acrescentar o número do seu CPF em outros documento de identificação como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de identificação profissional, etc. Basta pedir para acrescentar o seu número de inscrição no momento em que estiver retirando estes documentos.

Perdeu o CPF? Saiba o que fazer!

Caso você perca ou furtem seu Cartão CPF e você não o tenha em nenhum outro documento e nem tenha memorizado seu número de cadastro de pessoa física, você vai precisar emitir uma segunda via do seu CPF. Roubos e extravios de documentos são sempre uma dor de cabeça pela necessidade de entrar em filas e enfrentar burocracias para retirar tudo novamente. Porém, atualmente a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda não emite mais o Cartão CPF por tanto você poderá emitir sua segunda via pela internet rapidinho. É muito simples, basta seguir os passos abaixo para sair com a sua nova via do seu CPF.Cartao CPF

Como emitir 2 via CPF pela Internet 

  1. Abra o seu navegador padrão e acesse o sítio eletrônico da Receita Federal do Brasil: http://idg.receita.fazenda.gov.br.
  2. Digite no campo de busca do site da Receita Federal “IMPRIMIR CPF”.
  3. Clique no primeiro link que irá aparecer “COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO – 2º VIA”.
  4. Novamente clique no primeiro link que irá aparecer “IMPRIMIR COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO – CPF”. Ou se preferir clique no botão abaixo diretamente para emitir a sua 2 via agora!  
  5. Preencha os campos vazios com as suas informações, fique atento para preencher corretamente. (CPF, nome, data de nascimentos, nome da mãe e título de eleitor)2 via CPF
  6. Finalizando clique em “Enviar“.
  7. Digite os caracteres de segurança corretamente e clique em “OK“.emitir 2 via cpf pela internet
  8. Pronto, sua 2  via do CPF será exibido na tela!

Imprimir CPF online

Você pode ir para opção “Preparar para Imprimir” e imprimir seu CPF, ou apenas anotá-lo ou memorizar seu número de inscrição.

* Nota: Os menores de 16 anos, maiores de 70 e estrangeiros podem deixar o campo destinado ao título de eleitor em branco.

Como emitir 2 via CPF para contribuintes

Se você faz a declaração de renda e tentou emitir sua segunda via do seu CPF mas o site não deixo, isso acontece porque para as pessoas que declaram imposto de renda, ou seja, para os contribuintes, a segunda via também pode ser retirada gratuitamente no site da Receita Federal, porém pelo Portal e-CAC. Também é simples, você precisará apenas do número do recibo de entrega das suas duas últimas declarações.

  1. Abra seu navegador padrão e entre novamente no sítio eletrônico da Receita Federal do Brasil.
  2. Procure pelo botão “ATENDIMENTO VIRTUAL e-CAC”  e  acesse.emitir-2-via-CPF-pela-Interntet-para-contribuintes (3)
  3. Role a página para baixo e acesse o segundo link no corpo da página “GERAÇÃO DO CÓDIGO DE ACESSO PARA O PORTAL e-CAC”.
  4. A seguir procure e clique no link para gerar código para pessoa física (primeiro link).
  5. Preencha com seu número de inscrição no CPF e sua data de nascimento. Digite os caracteres de segurança e clique em “AVANÇAR”.emitir-2-via-CPF-pela-Interntet-para-contribuintes (2)
  6. Nessa etapa você precisará digitar o número dos recibos de entrega das suas duas últimas declarações de imposto, tenha-os em mãos. No exemplo abaixo dos anos 2015 e 2016.emitir-2-via-CPF-pela-Interntet-para-contribuintes (1)
  7. Crie uma senha de 8 a 15 caracteres, que contenha núneros, letras minúsculas e maiúsculas e clique em “GERAR CÓDIGO”.tirar-2-via-cpf-contribuintes (1)
  8. Agora anote o código gerado e memorize sua senha criada.
  9. Entre no Portal e-CAC.tirar-2-via-cpf-contribuintes (2)
  10. Digite seu CPF, o código gerado e a senha criada.
  11. Na tela inicial do e-CAC acesse “CADASTRO”.tirar-2-via-cpf-contribuintes (2)
  12. Acesse o link “COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO CPF”. tirar-2-via-cpf-contribuintes (1)

Pronto! A segunda via gerada aparecerá na sua tela e estará pronta para imprimir seu CPF!

Agora você já esta sabendo como emitir 2 via CPF pela Internet, um jeito simples é rapido para ter em suas mãos o seu documento de Cadastro de Pessoas Físicas.