Esta querendo saber se é possivel descobrir CPF pelo nome completo de alguém? A resposta é SIM, mas veja bem, esse serviço de consulta não é gratuito.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento que funciona como uma chave numérica identificadora de cada cidadão inscrito. No número CPF de cada pessoa ficam registradas inúmeras informações, inclusive financeiras. Quando uma pessoa não efetua o pagamento de determinadas contas seu nome é incluído em listas de pessoas “negativadas”, essas listas são feitas e mantidas por órgãos de proteção ao crédito como SERASA e SPC.Descobrir CPF pelo nome completo

Como descobrir CPF pelo nome

Qualquer empresa que seja cadastrada na Receita Federal e possua CNPJ pode consultar a situação do CPF de um cliente, por exemplo, tendo disponível apenas o seu nome completo. Normalmente as empresas fazem essas consultas com finalidade de cobranças e análises de crédito.

Então, para fazer uma consulta CPF de alguém apenas pelo nome é primeiro preciso ter um CNPJ. Sem o CNPJ é impossível fazer essa busca, isso acontece para manter a segurança dos cidadãos evitando o uso de suas informações para fins fraudulentos. Dessa forma, a Receita Federal só libera a busca para empresas cadastradas e que possuam CNPJ.

Camara de dirigentes lojistas Descobrir CPF pelo nomeO segundo ponto é que o serviço  de consulta CPF pelo nome é oferecido por diversos sites na internet mas todos cobram pela consulta. Como há uma abundância desse tipo de serviço na internet é preciso cuidado para não cair em sites que praticam golpes. Esses sites, por sua vez, fazem uma busca na Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL)  de seu estado que também cobra pelo serviço. A empresa pode fazer a busca direito na CDL se for cadastrado e possuir login e senha.

Um dos sites que oferece esse serviço, o Brasil Consulta, oferece pacotes pré-pagos e pós-pagos. A empresa paga por quantidade de vezes que fizer buscas. Por exemplo, se a empresa fez busca em cinco nomes, vai pagar pelo valor de cinco buscas.

Descobrir CPF pelo nomeA maioria dos sites já oferecem pacotes com número de buscas fechados e a empresa usa até que eles se esgotem não podendo mais fazer consultas até que se renove o pacote (serviço pré-pago). Lembrando que, nesses sites, o responsável pelas buscas da empresa fará uma busca pelo nome completo da pessoa que deseja analisar e pelo nome terá acesso ao número CPF da pessoa e com o número CPF em mãos fará as buscas nos órgão de proteção ao crédito.

É sempre bom ressaltar que o nome não pode conter erros de digitação pois isso pode influenciar no resultado da busca. Após obter o número CPF da pessoa desejada alguns sites oferecem dentro da sua plataforma uma busca mais completa por outras informações da pessoa, o serviço também é pago. A empresa deve optar por sites aceitem pagamento via Paypal.

Existem também a possibilidade de fazer a busca pelo sistema policial mas será preciso que a pessoa já tenha feito um Boletim de Ocorrência (B.O.). Com a busca pelo nome da pessoa no sistema policial você consegue o número do CPF da pessoa buscada e com o número do CPF você pode ir direto nos sites da Receita Federal ou dos órgãos de proteção ao crédito se esse for seu interesse.

Agora você já sabe quais são os jeitos para descobrir CPF pelo nome de alguém. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉