Consulta CPFSe você chegou até aqui se perguntando se é possivel fazer a consulta e  imprimir CPF pela internet a resposta é SIM. Confira como é fácil imprimir cartão CPF pela Internet sem nenhum tipo de custo, em menos de 5 minutos você conseguirá ter o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) impresso em suas mãos, veja como fazer em este artigo.

Desde 2012 a Receita Federal do Brasil liberou o serviço de inscrição ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela Internet de forma gratuita. O serviço online funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, facilitando dessa forma o registro de milhares de cidadãos brasileiros e estrangeiros a esse documento que é um dos mais importantes documentos da vida civil do residente no país.

Todos os cidadãos brasileiros residentes no país ou no exterior e todos os estrangeiros residentes ou não no Brasil podem se inscrever e obter seu número de CPF facilmente.

Onde tirar CPF?

Antes de começar a explicar como imprimir CPF online é bom que saiba que existem duas maneiras para tirar o cartão CPF, uma pela Internet e a outra, presencialmente em uma entidade conveniada da Receita FederalBanco do Brasil, Caixa Econômica FederalCorreios e Consulados do Brasil no exterior e Internet. Em qualquer uma delas você vai imprimir a sua via do CPF em sua casa com a diferencia de que solicitando o CPF presencialmente tem um pequeno custo de até R$ 7,00. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para emitir e imprimir CPF pela internet grátis, vamos lá?

Como imprimir CPF pela Internet

Para se inscrever no Cadastro de Pessoa Física pela Internet basta entrar no site da Receita Federal do Brasil e preencher um breve formulário. É simples e rápido, siga os passos abaixo para imprimir CPF agora:

Como se cadastrar e fazer a impressão online

  1. Abra seu navegador padrão e acesse o site da Receita Federal do Brasil.Cadastrar CPF
  2. Procure no site a opção “SERVIÇOS PARA O CIDADÃO”.
  3. Nessa janela você encontrará os serviços para os cidadãos, cliquem em “CADASTROS”.Como Cadastrar CPF online
  4. Busque por CPF – Cadastro de Pessoas Físicas rolando a página para baixo e encontre ali todos os links relacionados ao cadastro. Abra o link “PEDIDO DE INSCRIÇÃO NO CPF”.Como Cadastrar CPF pelo site da Rceita
  5. Na próxima página siga no link “ACESSO DIRETO OU COM SENHA ESPECÍFICA”.Cadastrar CPF pela internet
  6. Preencha toda a ficha de cadastro, verifique com calma as informações para que não contenham erros. Revise. Quando estiver             pronto clique em “ENVIAR”.2 via CPF
  7. O número do seu Cadastro de Pessoa Física vai ser gerado automaticamente junto com um protocolo de acompanhamento da sua inscrição.Cartao CPF
  8. Você terá a opção de imprimir o comprovante de inscrição no CPF que aparecerá na tela clicando em “IMPRIMIR”.

* Caso você não consiga imprimir CPF imediatamente após o cadastro no site você pode retornar a qualquer momento no sítio eletrônico da Receita Federal e imprimir seu cartão CPF quantas vezes quiser e sem qualquer custo adicional, o serviço é totalmente gratuito do início ao fim.

É importante salientar que os postos físicos continuam fazendo o cadastro do documentos, por tanto você ainda pode se inscrever no CPF nas agências da Caixa Econômica, Correios, Consulados e Banco do Brasil mas lembre-se que o Cartão CPF não é mais confeccionado pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda então mesmo fazendo seu cadastro nessas agências depois você terá que imprimir CPF no site da Receita Federal. Siga os passos a seguir para imprimir CPF agora se você fez o cadastro presencialmente.

Como se cadastrar presencialmente e fazer a impressão online

  1. Após efetuar o cadastro do CPF na agência mais próxima da sua casa lhe será entregue um protocolo de atendimento.
  2. É com esse código que você fará o acompanhamento e a impressão da sua inscrição no CPF.
  3. Abra seu navegador padrão e acesse o site oficial da Receita Federal.
  4. Entre em “SERVIÇOS PARA O CIDADÃO” -> “CADASTROS
  5. Role a página para baixo e procure o link “CONSULTA ANDAMENTO DO PEDIDO DE INSCRIÇÃO OU ALTERAÇÃO NO CPF
  6. Em seguida clique em “Acesso direto ou com senha específica
  7. Preencha as informações corretamente: Local de atendimento, código de tendimento, data de nascimento e data de atendimento.
  8. E o seu CPF estará pronto para imprimir clicando na opção “IMPRIMIR”.

Agora você já pode imprimir CPF quantas vezes quiser pela Internet já que o serviço e totalm ente gratuito! 😉