Ícone do site Imprimir CPF 2 via

Como Imprimir 2ª Via do CPF Pela Internet

Como Imprimir 2ª Via do CPF Pela Internet

Quer saber como imprimir 2ª Via do CPF pela Internet? Desde junho de 2012 a Receita Federal do Brasil não emite mais o cartão de plástico azul que continha o número de Cadastro de Pessoa Física, o CPF.

O cartão não servia como documento de identificação pois não continha a foto do portador do cartão, sendo importante apenas para que o cidadão não esquecesse seu número de inscrição no cadastro da Receita Federal. Agora, o número do CPF é emitido através do site oficial da Receita Federal Brasileira e deve ser impresso pelo próprio cidadão.

Exemplo de CPF – Cadastro de Pessoas Físicas atual

Imprimir CPF é 100% GRATUITO

A impressão pode ser feita quantas vezes o cidadão quiser, sem acréscimo de qualquer custo, é isso mesmo o serviço é GRATUITO. É importante lembrar que, mesmo podendo gerar quantas impressões o cidadão quiser, o número de CPF segue inalterado. Ou seja, continua o mesmo, sempre. O número do CPF é imutável e intransferível.

Bom, se você perdeu seu cartão azul, ou a primeira impressão do seu CPF, é possível fazê-la novamente, como uma segunda via. Siga nosso tutorial!

Tutorial de como imprimir 2ª Via  do CPF pela Internet

Esse modo mais simples para imprimir 2ª Via do CPF é apenas para quem não declarou imposto de renda nos últimos dois anos. Se você fez a sua declaração confira como imprimir a sua 2ª Via do CPF mais abaixo.

  1. Com o seu navegador favorito, o cidadão deve acessar o site oficial da Receita Federal.
  2. No menu esquerdo procure pelo link Tributaria na opção Orientação.
  3. Agora procure e clique na opção Cadastros e procure CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. 
  4. Na nova página o cidadão deve acessar o link “2ª VIA CPF” ou a opção que desejar.
  5. Em seguida, na nova página, acessar o link “Impressão Simplificada” ou a opção Impressão por código de atendimento.
  6. O próximo passo é o cidadão preencher corretamente seus dados nos campos em branco. Na ordem: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe e Título de Eleitor. Clique em “Enviar“.
  7. Digitar os caracteres de segurança e clique em OK.
  8. Pronto, o CPF aparece na tela para nova impressão! Basta o cidadão clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de impressão.

* Importante: Caso o cadastrado seja menor de 16 anos e não possua título eleitoral, ele pode deixar esse campo em branco, caso contrário o número do título de eleitor é obrigatório!

Tutorial de como imprimir 2ª Via  do CPF pela Internet

Para quem declara Imposto de Renda (IRPF)

Quem faz a declaração de imposto de renda precisa fazer o acesso pelo portal e-CAC e ter em mãos o número de comprovante das suas duas últimas declarações.

  1. Basta seguir o primeiro tutorial até o passo 5, nessa etapa clicar no link “Atendimento Virtual (e-CAC )
  1. Caso ainda não tenha vai ter que gerar um código de acesso dentro do portal e-CAC. Para isso clique em Saiba como gerar o código de acesso e siga os passos.
  1. Feito o cadastro no CAC, preencha os dados nos espaços em branco, CPF, seu código de acesso e sua senha e clique em Avançar .
  1. Procure pela aba Cadastros – Comprovante de Inscrição no CPF e pronto!

Para mais detalhes consulte : Como emitir 2 via CPF para contribuintes

Esse segundo modo, para os contribuintes que declaram IRPF, é um pouco mais trabalhoso mas tão simples e prático quanto a primeira opção.

💡 Dica útil

Uma boa dica é imprimir e plastificar seu número de inscrição CPF e guardá-lo em local seguro para ser consultado sempre que preciso. Mas vale lembrar que o contribuinte pode acessar e imprimir seu CPF quantas vezes quiser, sem custos adicionais! 😉

Sair da versão mobile